A pandemia do coronavírus trouxe grandes complicações para alguns segmentos da economia, como a produção de eventos. Com a chegada da vacina, o setor de eventos dá os primeiros sinais de recuperação.
Além de ser importante para a economia de cidades e estados, a notícia de que o setor de eventos começa a se recuperar também acende a esperança em milhares de profissionais que perderam seus empregos nos últimos meses.
Com eventos reduzidos acontecendo em alguns lugares, e o planejamento de grandes produções para o próximo ano, já é possível ver os primeiros sinais de recuperação do segmento.
Ainda em abril de 2020, quando o país passava por adaptações, o Sebrae realizou um levantamento que apontou que a pandemia do coronavírus afetou 98% do setor de eventos.
Naquele ponto, sem muitas previsões do que aconteceria e de como os gestores iriam lidar com a crise, a maioria dos empresários entrevistados não previam a demissão de funcionários a curto prazo.
Entretanto, com o passar dos meses, muitos trabalhadores da área perderam suas vagas. Em janeiro de 2021, uma nova pesquisa determinou que houve mais de 400 mil demissões no setor de eventos, desde o início da pandemia.
Ainda que o cenário dos últimos meses não tenha sido dos melhores para o setor de eventos, muitos empreendedores aproveitaram a oportunidade para renovar suas operações, com adaptações que devem seguir para no pós pandemia.